Japomirim a caminho da emancipação

 

A Emenda Constitucional nº 15

A Emenda Constitucional nº 15 de 1996, passou a responsabilidade sobre a criação, fusão, incorporação e desmembramento de unidades administrativas para o Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal estipulou prazo para que o Congresso regulamentasse os casos em que poderia haver criação de municípios, esse prazo terminou em Novembro de 2009, sem a que lei federal fosse aprovada.

O que é preciso para emancipação

Na Bahia há cerca de 112 distritos que poderão ser emancipados, mais para isso teriam que ter um eleitorado superior a 40% de sua população, centro urbano constituído, com número de prédios comerciais e públicos superior a 400, além da existência de equipamentos sociais compatíveis com as necessidades básicas da população, como postos de saúde, hospitais etc.

A emancipação de Japomirim

A comissão para emancipação de Japomirim que já existe há quatro anos, e que hoje tem como presidente Antônio da Cerâmica, como secretária a professora Lucinha e como tesoureiro Renato da contabilidade, no começo teve como participantes: Agnaldo Pereira (preto), Junior Moreira, Reginaldo Rocha, Wando Bahia, Carlos Crente, além de outros. De acordo com o hoje presidente Antônio da Cerâmica Japomirim tem muitas condições de ser emancipado e está contando também com ajuda do Deputado Federal Valmir Assunção, que teve uma excelente votação no distrito. Segundo ele também uma das coisas que impediria a emancipação seria a quantidade de habitantes, que tem que ser de oito mil pessoas, mais isso seria resolvido com a incorporação do distrito de Itapirama, que consta do projeto original da emancipação. Outro fator de importância será a autossuficiência econômica do distrito, mais a solução poderia ser proporcionada pela a arrecadação obtida por todas as empresas, que hoje estão estabelecidas aqui na região.Sendo que com essa arrecadação, Japomirim teria previsão pra daqui alguns anos ser a quarta economia da Bahia. Além de tudo teria que haver um plebiscito no distrito, e é claro isso tudo depois da regulamentação da Emenda constitucional nº 15 já citada acima.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: